Mel Jequitinhonha

Vale do Jequitinhonha
Minas Gerais - Brasil

O Mel Jequitinhonha
é produzido por agricultores familiares que se dedicam à apicultura em busca de melhor qualidade de vida no campo. Saiba mais »

MEL DE AROEIRA É A NOSSA PRINCIPAL FLORADA

9/05/2016

Semana da Apicultura do Vale do Jequitinhonha reunirá especialistas e produtores

De 5 a 7 de agosto de 2014, acontece a Semana da Apicultura do Vale do Jequitinhonha, com extensa programação nas cidades de Berilo, Itamarandiba e Turmalina. O objetivo é reunir o maior número de produtores de mel na região para discutir temas como as boas práticas na produção de mel, cooperativismo e associativismo, comercialização e comércio justo.

A maioria dos apicultores da região faz parte do projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Apicultura do Alto e Médio Jequitinhonha, que vem capacitando os produtores para a prática da produção segura. O projeto, executado pela FIEMG, por meio do Instituto Euvaldo Lodi, com apoio da Cooperativa dos apicultores do Vale do Jequitinhonha, também viabiliza estudos de logística de distribuição da produção, apoio à estruturação e operação do entreposto de mel localizado em Turmalina, além da preparação para a certificação fair trade – Comércio justo.

Workshops serão realizados em Berilo, Itamarandiba e Turmalina, entre os dias 5 e 7 de agosto

O Vale do Jequitinhonha é um dos maiores produtores de mel do país e Itamarandiba é a cidade com maior produção do estado de Minas Gerais. Segundo estimativa da Associação dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha – AAPIVAJE, em 2013 a produção teve um crescimento de 30,00% na região. Cerca de 400 apicultores, em sua maioria com produção familiar, estão na mesorregião do vale do Jequitinhonha, organizados em 14 associações de produtores.

A região possui um entreposto de mel, localizado em Turmalina, que está em fase de preparação para obtenção do Selo de inspeção Federal do Ministério da Agricultura e pecuária – MAPA, o que permitirá a comercialização do mel fracionado diretamente ao mercado consumidor, gerando renda e dinamizando a economia da região. Estudos da FIEMG indicam um grande potencial da região para obtenção das certificações de comércio Justo e solidário – Fair Trade e também da certificação de mel orgânico. (FIEMG)

Conteúdo relacionado: Notícias